domingo, 13 de janeiro de 2008

Todos temos opinião, mas a de muitos é influenciável...

É vergonhosa a falta de coragem de muitos aficionados para sequer comentar os Ferros Compridos de Segurança... Como podemos assim lutar pela sua aprovação?? Muitos interesses existem e muitos dos principais interessados nesta ferragem não querem ouvir falar dela... Porquê? Porque assim sentir-se-iam no dever de dar a sua VERDADEIRA opinião? Indo contra aqueles que, por obra e graça do Divino Espírito Santo, ganharam estatutos para mandar na vontade dos outros? Sonham cegar ou qui ça morrer graças a uma quebra de um ferro comprido?
Para todos aqueles a quem serve este barrete tenho uma pergunta:
SÃO HOMENS OU RATOS?

sábado, 12 de janeiro de 2008

Excesso de Zelo

No passado dia 9 de Dezembro de 2007 fui ao Coliseu José Rondão de Almeida (Elvas), onde assisti á Corrida de Toiros de despedida de Jesulim de Urbique, que alternou com Pedrito de Portugal. Lamento a colhida sofrida por Jesulim; nesta tarde foi Pedrito que, mais uma vez, saiu por cima. Surpreenderam-me durante a corrida os movimentos dos funcionários da segurança, nas bancadas. Desconhecia o porquê de tal atitude até ao momento em que também fui abordada por um deles: "Desculpe, vai ter de guardar a máquina, é proibido tirar fotos", assim o fiz. Pois que seja proibido filmar, eu ainda compreendo, agora... Fotografar? Quem poderia ter interesses comerciais nas fotos está na trinchira devidamente autorizado, não está nas bancadas... Durante toda a minha vida tenho assistido a corridas de toiros e nunca me apercebi que um toiro tivesse colhido um toureiro por causa de uma foto, ou que a lide tenha sido prejudicada. Quem gere o Coliseu devia alertar os espectadores antes de começar a corrida para tal proibição (já que dispõe de sistema de som...). É certo que o bilhete no verso alerta para tal facto, mas quem é que lê no bilhete outra coisa a não ser o lugar onde se vai sentar?? Sem prejudicar ninguém, seria melhor deixar os espectadores tirar fotografias, como sempre fizemos. Não incomodamos ninguém...
Provavelmente entram aqui 'em jogo' outros regulamentos que não só o taurino, mas não sei até que ponto se podem atropelar... Desrespeitam o regulamento taurino e põem em risco de certa forma, o labor dos toureiros todas as pessoas que andam de um lado para o outro durante as lides para proibir o acto, tão banal nas nossas praças, que é tirar uma simples fotografia para mais tarde recordar... Considero esta atitude um excesso de zelo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

A Festa em resumo...

- 2007 foi um ano em cheio…! Destaco os triunfos de Luís Rouxinol, Ana Batista, Rui Salvador e de José Luís Gonçalves, os 75 anos de existência do GFA Vila Franca de Xira e ainda o esforço e dedicação com que alguns aficionados (poucos) que tentaram e continuarão a tentar (mesmo contra toiros bravos) melhorar a Festa…! Destaco ainda os triunfos (sim, triunfos!...) de todos os anónimos que contribuem para a Festa! Talvez poucos se apercebam mas jamais poderíamos, como se diz na gíria, ‘ir aos toiros’ se não existissem umas quantas dezenas de anónimos que, desde vender bilhetes a conduzir a camioneta de transporte dos toiros, tornam o espectáculo possível. Há campinos que tratam dos toiros no campo, há quem controle as entradas na praça, quem limpe a arena, quem abra e feche as portas da trincheira, assim como as dos curros e dos cavalos, há ainda quem distribua programas e cartazes, quem trate dos cavalos, quem… Enfim! Um sem número de pessoas sem as quais não haveria Festa.
- Gostaria de dar algum destaque ao azarado Salgueiro! E digo azarado porque simplesmente teve azar!... Se tivesse saltado do cavalo, citasse o toiro e este não tivesse investido, era o maior! Mas simplesmente… Teve azar!…
- Os meus parabéns a todas as iniciativas que tiveram por objectivo melhorar a Festa ou, pelo menos, mandar para o ar meia dúzia de frases que pareceram bem dizer, mas que no fundo não serviram de nada…
-Felicito também o Jornal de Tauromaquia ‘Olé’ que, nas suas perto de 80 edições, nos tem deliciado com notícias da Tauromaquia mundial.
- Espero que cada vez mais Praças de Toiros sejam cobertas, à semelhança do Campo Pequeno e do Coliseu de Elvas, para que possamos assistir a boas Corridas de Toiros e variados espectáculos o ano inteiro…!
- Um apontamento à despedida de João Pedro Bolota, cabo dos Forcados Amadores de Alcochete que foi forcado durante 33 anos e ficou cego de um olho devido à quebra de um ferro comprido.

Apenas uma nota para finalizar… Ao se criar o chamado ‘jet taurino’ só se estraga a Festa. O estereótipo de meninos e meninas bonitos e aficionados dá à Festa um ar pouco… homogéneo! É chique! Mas a Festa, meus amigos, é para todos! E dados os preços dos bilhetes, se não forem umas borlas, até o jet vai ter de deixar de ir aos toiros…