terça-feira, 17 de novembro de 2009

Agora brinquem sozinhos

Já que as pessoas que vinham 'comentar' este blog pareciam mais interessadas em tentar deitar-me abaixo (?!?) do que propriamente em debater com decência, maturidade e educação os assuntos tauromáquicos em questão e dado  que  passo bem sem elas, a partir de agora, a menos que saibam argumentar e até que eu queira, não comentam mais.
 
"Ah e tal... Cobarde! Não aguentaste! Ganhámos e somos os maiores!"

Cobardes são vocês que nem se identificam. Eu vou continuar a escrever, sem medo de dar a minha opinião mesmo sabendo que sabem quem sou. Confrontos medíocres e infantis não me assustam. Só tenho medo de cães e vocês ladram todos de longe. Assim qualquer um ladra.
 
A partir de agora brinquem sozinhos, já que não se sabem comportar em comunidade. Ou uns com os outros, já que partilham do mesmo ódio e usam o mesmo escudo protector.

Até mais ver, ou não.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Aquele que fundamenta os seus argumentos no escândalo e na briga mostra que a sua razão é fraca" Michel de Montaigne

Os Comentadores Anónimos deste blog parecem-me extremamente interessados na minha aparência... Já que têm tanto jeitinho para esse tipo de apreciações porque não passam a visitar blog's de moda e afins e se deixam dessas infantilidades, ainda para mais, num blog de tauromaquia? E caso não saibam ler, no post acerca de S. Martinho está escrito: "Embora não se trate de tauromaquia (...)", se não têm capacidade nem inteligência para argumentar, então não o façam.
É engraçado... Nos comentários que inteligentemente alguém aqui deixou, aqueles que vos deixam sem argumentos, vocês não escrevem uma única linha, porque será?

Hipócrita? Eu?? Nem comento.

Ah! E se acham que a vossa opinião acerca de mim me interessa, estão muito enganados. Vão ser júris de concursos de beleza! E estejam descansados que eu não participo. Se tivesse algum problema com o meu aspecto não tinha nenhuma foto online, minha, pelo menos. Essa vossa tentativa de fazer qualquer coisa é o cúmulo da infantilidade das pessoas que se julgam adultas. "Ah ah! Caixa de óculos!" Santa paciência!... Que falta de maturidade! Anónimos de meia-tijela... (meio vazia, entenda-se)

Nem sei como ainda me dou ao trabalho de vos responder...

Vocês são daqueles que, com essas atitudes, envergonham os outros anti-tourada. Ah! É verdade, vocês não são bem anti-tourada... Não gostam é de quem gosta, principalmente, de mim. Temos pena.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Golegã e o S. Martinho

No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho!

Mas não é (só) de vinho que se trata. Para muitos dos que vão à Golegã nesta época, o S. Martinho é sinónimo de água-pé, abafado, castanhas, cavalos e noitadas. Também. Mas será que conhecem a Lenda de S. Martinho? Embora não se trate de tauromaquia, dois dias depois do dia de S. Martinho, deixo aqui a Lenda:

"Um cavaleiro romano fazia a ronda quando viu um velho mendigo quase nu, faminto e gelado. Chovia, fazia frio... O pobre velho estava encharcado. O cavaleiro, de seu nome Martinho, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena, pegou na espada e cortou ao meio a sua capa grossa e quente. Depois deu metade ao mendigo e partiu. A chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol. Eis o Verão de S. Martinho."

Já há poucos, muito poucos, S. Martinhos... E há cada vez mais velhos mendigos a precisar de metade da nossa capa.

domingo, 8 de novembro de 2009

Golegã ao RUBRO!

E quem não gosta, come menos!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O teste aos ferros em resumo...

Realizou-se ontem, em Évora, o teste a 3 modelos diferentes de ferragem comprida, teste realizado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Telles e pelos forcados Amadores de Santarém. Estiveram presentes representantes da A.N.G.F., a I.G.A.C. e do S.N.T.P. bem como os seus associados.

Os 3 tipos de ferros foram inventados pelos emboladores José Paulo, António Carlos Estorninho e Carlos Simões, aqui referenciados por ordem de antiguidade do seu registo na I.G.A.C., tal e qual como foi feita ontem a sua apresentação.

Deste 1º teste, pois deverão realizar-se mais e com outros intervenientes, não saiu nenhuma conclusão final, apenas que é urgente, sem dúvida, adoptar um modelo de ferros que garanta a segurança dos forcados. Foi, aliás, distribuído um pequeno questionário aos representantes dos grupos de forcados presentes para perceber a necessidade de se tomarem medidas acerca da sua segurança.

Para os ferros curtos existe a solução espanhola que peca por ter uma mola que, se se partir, se torna num perigo para os forcados.

Quanto à ferragem comprida, os ferros inventados pelo embolador José Paulo mantém a quebra actual, a única diferença é partirem junto ao bico e não a 35cm, continuando a ser de madeira e esta a necessitar ser partida para efectuar a separação; o tamanho da quebra é diminuído o que à vista se torna pouco apelativo, uma vez que no toiro fica um pedaço muito pequeno, quase imperceptível das bancadas, não fosse o papel colorido; com este modelo continua a existir o perigo das lascas que ficam ao se quebrar a madeira. Os Ferros Compridos de Segurança, inventados pelo embolador António Carlos Estorninho (registados do I.N.P.I. com o n.º 10098 e já de conhecimento geral de há 3 anos para cá) facilitam a cravagem do ferro, uma vez que deixa de ser necessário quebrar a madeira para efectuar a separação das partes, garantida pela quebra automática. A quebra que fica no toiro passa de 35cm em madeira para 4cm em nylon guarnecido a papel, mantendo o aspecto convencional, com a vantagem de se amachucar com qualquer impacto. Foi testado um protótipo em metal da quebra automática, que será posteriormente em plástico, reduzindo o peso do ferro. Por último, os ferros inventados pelo embolador Carlos Simões também não necessitam de quebrar a madeira para a separação das partes, no entanto, deixam no toiro cerca de 6cm em madeira revestidos a manga plástica com cerca do dobro do comprimento e guarnecida a papel, tentando assim manter um aspecto próximo do actual; a separação é feita desencaixando a parte que fica na mão do cavaleiro da manga plástica referida anteriormente.

Críticas construtivas...
Como é normal numa primeira iniciativa, houve falhas na sua organização:
- A falta de um microfone fez com que quem estivesse no lado oposto ao local onde alguém falava não percebesse o que era dito;
- O facto de se ter referido o nome de quem inventou que ferro antes de estes serem testados, fez com que, a partir daí, estivesse em causa quem fez e não o que foi feito. Num próximo teste dever-se-ia ter isto em atenção, criando um código a seguir pelos emboladores de forma a que à vista os ferros fossem iguais e só depois do teste feito e das opiniões dadas se revelasse quem inventou que ferro;
- É importante ouvir a opinião dos cavaleiros, mas também a dos forcados, afinal de contas o que está em causa é a sua segurança;
- Seria interessante promover uma apresentação dos diferentes modelos, em que os seus inventores explicassem o funcionamento do invento em causa e as suas motivações. Interessante seria também reunir numa mesma mesa os inventores, representantes das entidades competentes, cavaleiros e forcados para se discutir o assunto, ouvir todas as partes, as suas opiniões e 'porquês' pois, só ouvindo todas as pessoas que, de forma diferente, lidam com dos ferros, se pode perceber quais as suas reais necessidades e se poderá chegar a um consenso.

O balanço deste teste foi, sem dúvida, positivo! Ficando-se agora a aguardar que seja agendado o próximo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feira de S. Martinho a 3 dias de distância



Venha à Golegã, de 6 a 9 e de 11 a 15, e divirta-se!

Veja o programa da feira no Site da Câmara Municipal da Golegã (clique aqui).

No dia 14 de Novembro pelas 15:30, realizar-se-à uma Corrida de Toiros à Portuguesa! Do cartel fazem parte os cavaleiros Francisco Núncio, Gilberto Filipe, João Paulo, João Soller Garcia, Gonçalo Fernandes e Tiago Lucas. Pegam os Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Aposento de Tomar. Lidar-se-ão toiros da ganadaria espanhola de Garcia Sanchez, ganadaria esta com encaste Santa Coloma. Pegam os Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Aposento de Tomar.