sábado, 12 de janeiro de 2008

Excesso de Zelo

No passado dia 9 de Dezembro de 2007 fui ao Coliseu José Rondão de Almeida (Elvas), onde assisti á Corrida de Toiros de despedida de Jesulim de Urbique, que alternou com Pedrito de Portugal. Lamento a colhida sofrida por Jesulim; nesta tarde foi Pedrito que, mais uma vez, saiu por cima. Surpreenderam-me durante a corrida os movimentos dos funcionários da segurança, nas bancadas. Desconhecia o porquê de tal atitude até ao momento em que também fui abordada por um deles: "Desculpe, vai ter de guardar a máquina, é proibido tirar fotos", assim o fiz. Pois que seja proibido filmar, eu ainda compreendo, agora... Fotografar? Quem poderia ter interesses comerciais nas fotos está na trinchira devidamente autorizado, não está nas bancadas... Durante toda a minha vida tenho assistido a corridas de toiros e nunca me apercebi que um toiro tivesse colhido um toureiro por causa de uma foto, ou que a lide tenha sido prejudicada. Quem gere o Coliseu devia alertar os espectadores antes de começar a corrida para tal proibição (já que dispõe de sistema de som...). É certo que o bilhete no verso alerta para tal facto, mas quem é que lê no bilhete outra coisa a não ser o lugar onde se vai sentar?? Sem prejudicar ninguém, seria melhor deixar os espectadores tirar fotografias, como sempre fizemos. Não incomodamos ninguém...
Provavelmente entram aqui 'em jogo' outros regulamentos que não só o taurino, mas não sei até que ponto se podem atropelar... Desrespeitam o regulamento taurino e põem em risco de certa forma, o labor dos toureiros todas as pessoas que andam de um lado para o outro durante as lides para proibir o acto, tão banal nas nossas praças, que é tirar uma simples fotografia para mais tarde recordar... Considero esta atitude um excesso de zelo.

Sem comentários: