domingo, 6 de janeiro de 2008

A Festa em resumo...

- 2007 foi um ano em cheio…! Destaco os triunfos de Luís Rouxinol, Ana Batista, Rui Salvador e de José Luís Gonçalves, os 75 anos de existência do GFA Vila Franca de Xira e ainda o esforço e dedicação com que alguns aficionados (poucos) que tentaram e continuarão a tentar (mesmo contra toiros bravos) melhorar a Festa…! Destaco ainda os triunfos (sim, triunfos!...) de todos os anónimos que contribuem para a Festa! Talvez poucos se apercebam mas jamais poderíamos, como se diz na gíria, ‘ir aos toiros’ se não existissem umas quantas dezenas de anónimos que, desde vender bilhetes a conduzir a camioneta de transporte dos toiros, tornam o espectáculo possível. Há campinos que tratam dos toiros no campo, há quem controle as entradas na praça, quem limpe a arena, quem abra e feche as portas da trincheira, assim como as dos curros e dos cavalos, há ainda quem distribua programas e cartazes, quem trate dos cavalos, quem… Enfim! Um sem número de pessoas sem as quais não haveria Festa.
- Gostaria de dar algum destaque ao azarado Salgueiro! E digo azarado porque simplesmente teve azar!... Se tivesse saltado do cavalo, citasse o toiro e este não tivesse investido, era o maior! Mas simplesmente… Teve azar!…
- Os meus parabéns a todas as iniciativas que tiveram por objectivo melhorar a Festa ou, pelo menos, mandar para o ar meia dúzia de frases que pareceram bem dizer, mas que no fundo não serviram de nada…
-Felicito também o Jornal de Tauromaquia ‘Olé’ que, nas suas perto de 80 edições, nos tem deliciado com notícias da Tauromaquia mundial.
- Espero que cada vez mais Praças de Toiros sejam cobertas, à semelhança do Campo Pequeno e do Coliseu de Elvas, para que possamos assistir a boas Corridas de Toiros e variados espectáculos o ano inteiro…!
- Um apontamento à despedida de João Pedro Bolota, cabo dos Forcados Amadores de Alcochete que foi forcado durante 33 anos e ficou cego de um olho devido à quebra de um ferro comprido.

Apenas uma nota para finalizar… Ao se criar o chamado ‘jet taurino’ só se estraga a Festa. O estereótipo de meninos e meninas bonitos e aficionados dá à Festa um ar pouco… homogéneo! É chique! Mas a Festa, meus amigos, é para todos! E dados os preços dos bilhetes, se não forem umas borlas, até o jet vai ter de deixar de ir aos toiros…

1 comentário:

Anónimo disse...

Esqueceste-te de referir o grande, enorme...Victor Ribeiro, o melhor cavaleiro Português da actualidade...