segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Caro Fernando Sousa,

Numa pesquisa rápida sobre CARÁCTER, que pode ser feita em qualquer dicionário, pode encontrar-se:

- Cunho especial que distingue as coisas entre si;
- Modo resoluto, firmeza;
- Conjunto de sentimentos e de modos de proceder; feitio.

Quanto aos pontos acima...
Não me parece que tenha propriamente problemas com a minha identidade. Se tivesse não me identificava, não afincava a minha individualidade enquanto Mulher; no geral, enquanto Pessoa e, em particular, enquanto Aficionada. Deixava a minha existência passar despercebida, ou escondida atrás da de outrem, para que se confundisse com ela. O tal cunho especial que distingue as coisas faz com que, neste caso, esteja à vista de todos que sendo eu filha do meu pai (com muito ORGULHO!), a minha existência, as minhas acções e a minha maneira de ser, não se confundem com as dele (apenas na qualidade, deixe que lhe diga).
Sou e sempre serei firme nas minhas convicções, não mudo de opinião só porque sim, ou pior, só porque alguém com nome e poder tem uma opinião diferente da minha. Não preciso que me mandem fazer nada, eu própria tenho iniciativa, olhos na cara e consciência. E quando erro, assumo. Porque não é só ser (ou armar-se em) valente e pegar o toiro pelos cornos como se não houvesse amanhã; muitas vezes num acto de loucura para tentar ser o que não se é (!?), falar do que não se sabe, e pior, do que não lhe diz respeito. Às vezes as coisas correm mal e nessas alturas é que se vê daquilo que somos feitos. Assumindo as acções e as suas possíveis consequências se vê se somos, ou não, Homens!
O nosso modo de proceder, o nosso feitio, é composto por características inatas, que muitas vezes provêm dos progenitores, por isso se diz, por exemplo 'Sai mesmo ao pai!' e de muitas outras coisas que resultam das vivências de cada um enquanto individualidade, e do contacto com os outros; dos erros, quedas e vitórias! O feitio é marcado pela educação, mais uma vez da que nos deram, mas que nós temos capacidade de gerir da melhor forma. Há pessoas mal educadas que são assim graças às amarguras da vida e outras que o são por natureza e não têm capacidade de agir de outra forma. Já fui, aqui, mal educada! Insolente, até! Mas viu o porquê? Enfim...

Há dias atrás coloquei aqui um post acerca do assunto o-gajo-que-inventou-os-ferros-é-o-teu-pai-tu-andas-a-publicitá-los-a-defendê-los-e-não-tens-vergonha. Caso ainda não tenha lido, vá ao link abaixo...

http://aportadoscurros.blogspot.com/2009/09/sera-inveja-invente-voce-qualquer-coisa.html

e, já agora,

diga-me uma vez, uma só vez, em que eu não tenha tido carácter!



Insolente?

...talvez.

Há verdades que precisam ser ditas. Muitos sabem-as, desses, alguns compreendem-as mas poucos as dizem...
"A inteligência é a insolência educada."
Aristóteles

Sem comentários: