quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Boas Festas



Desejo-vos um Feliz Natal e um 2010 cheio de coisas boas!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Agora brinquem sozinhos

Já que as pessoas que vinham 'comentar' este blog pareciam mais interessadas em tentar deitar-me abaixo (?!?) do que propriamente em debater com decência, maturidade e educação os assuntos tauromáquicos em questão e dado  que  passo bem sem elas, a partir de agora, a menos que saibam argumentar e até que eu queira, não comentam mais.
 
"Ah e tal... Cobarde! Não aguentaste! Ganhámos e somos os maiores!"

Cobardes são vocês que nem se identificam. Eu vou continuar a escrever, sem medo de dar a minha opinião mesmo sabendo que sabem quem sou. Confrontos medíocres e infantis não me assustam. Só tenho medo de cães e vocês ladram todos de longe. Assim qualquer um ladra.
 
A partir de agora brinquem sozinhos, já que não se sabem comportar em comunidade. Ou uns com os outros, já que partilham do mesmo ódio e usam o mesmo escudo protector.

Até mais ver, ou não.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Aquele que fundamenta os seus argumentos no escândalo e na briga mostra que a sua razão é fraca" Michel de Montaigne

Os Comentadores Anónimos deste blog parecem-me extremamente interessados na minha aparência... Já que têm tanto jeitinho para esse tipo de apreciações porque não passam a visitar blog's de moda e afins e se deixam dessas infantilidades, ainda para mais, num blog de tauromaquia? E caso não saibam ler, no post acerca de S. Martinho está escrito: "Embora não se trate de tauromaquia (...)", se não têm capacidade nem inteligência para argumentar, então não o façam.
É engraçado... Nos comentários que inteligentemente alguém aqui deixou, aqueles que vos deixam sem argumentos, vocês não escrevem uma única linha, porque será?

Hipócrita? Eu?? Nem comento.

Ah! E se acham que a vossa opinião acerca de mim me interessa, estão muito enganados. Vão ser júris de concursos de beleza! E estejam descansados que eu não participo. Se tivesse algum problema com o meu aspecto não tinha nenhuma foto online, minha, pelo menos. Essa vossa tentativa de fazer qualquer coisa é o cúmulo da infantilidade das pessoas que se julgam adultas. "Ah ah! Caixa de óculos!" Santa paciência!... Que falta de maturidade! Anónimos de meia-tijela... (meio vazia, entenda-se)

Nem sei como ainda me dou ao trabalho de vos responder...

Vocês são daqueles que, com essas atitudes, envergonham os outros anti-tourada. Ah! É verdade, vocês não são bem anti-tourada... Não gostam é de quem gosta, principalmente, de mim. Temos pena.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Golegã e o S. Martinho

No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho!

Mas não é (só) de vinho que se trata. Para muitos dos que vão à Golegã nesta época, o S. Martinho é sinónimo de água-pé, abafado, castanhas, cavalos e noitadas. Também. Mas será que conhecem a Lenda de S. Martinho? Embora não se trate de tauromaquia, dois dias depois do dia de S. Martinho, deixo aqui a Lenda:

"Um cavaleiro romano fazia a ronda quando viu um velho mendigo quase nu, faminto e gelado. Chovia, fazia frio... O pobre velho estava encharcado. O cavaleiro, de seu nome Martinho, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena, pegou na espada e cortou ao meio a sua capa grossa e quente. Depois deu metade ao mendigo e partiu. A chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol. Eis o Verão de S. Martinho."

Já há poucos, muito poucos, S. Martinhos... E há cada vez mais velhos mendigos a precisar de metade da nossa capa.

domingo, 8 de novembro de 2009

Golegã ao RUBRO!

E quem não gosta, come menos!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O teste aos ferros em resumo...

Realizou-se ontem, em Évora, o teste a 3 modelos diferentes de ferragem comprida, teste realizado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Telles e pelos forcados Amadores de Santarém. Estiveram presentes representantes da A.N.G.F., a I.G.A.C. e do S.N.T.P. bem como os seus associados.

Os 3 tipos de ferros foram inventados pelos emboladores José Paulo, António Carlos Estorninho e Carlos Simões, aqui referenciados por ordem de antiguidade do seu registo na I.G.A.C., tal e qual como foi feita ontem a sua apresentação.

Deste 1º teste, pois deverão realizar-se mais e com outros intervenientes, não saiu nenhuma conclusão final, apenas que é urgente, sem dúvida, adoptar um modelo de ferros que garanta a segurança dos forcados. Foi, aliás, distribuído um pequeno questionário aos representantes dos grupos de forcados presentes para perceber a necessidade de se tomarem medidas acerca da sua segurança.

Para os ferros curtos existe a solução espanhola que peca por ter uma mola que, se se partir, se torna num perigo para os forcados.

Quanto à ferragem comprida, os ferros inventados pelo embolador José Paulo mantém a quebra actual, a única diferença é partirem junto ao bico e não a 35cm, continuando a ser de madeira e esta a necessitar ser partida para efectuar a separação; o tamanho da quebra é diminuído o que à vista se torna pouco apelativo, uma vez que no toiro fica um pedaço muito pequeno, quase imperceptível das bancadas, não fosse o papel colorido; com este modelo continua a existir o perigo das lascas que ficam ao se quebrar a madeira. Os Ferros Compridos de Segurança, inventados pelo embolador António Carlos Estorninho (registados do I.N.P.I. com o n.º 10098 e já de conhecimento geral de há 3 anos para cá) facilitam a cravagem do ferro, uma vez que deixa de ser necessário quebrar a madeira para efectuar a separação das partes, garantida pela quebra automática. A quebra que fica no toiro passa de 35cm em madeira para 4cm em nylon guarnecido a papel, mantendo o aspecto convencional, com a vantagem de se amachucar com qualquer impacto. Foi testado um protótipo em metal da quebra automática, que será posteriormente em plástico, reduzindo o peso do ferro. Por último, os ferros inventados pelo embolador Carlos Simões também não necessitam de quebrar a madeira para a separação das partes, no entanto, deixam no toiro cerca de 6cm em madeira revestidos a manga plástica com cerca do dobro do comprimento e guarnecida a papel, tentando assim manter um aspecto próximo do actual; a separação é feita desencaixando a parte que fica na mão do cavaleiro da manga plástica referida anteriormente.

Críticas construtivas...
Como é normal numa primeira iniciativa, houve falhas na sua organização:
- A falta de um microfone fez com que quem estivesse no lado oposto ao local onde alguém falava não percebesse o que era dito;
- O facto de se ter referido o nome de quem inventou que ferro antes de estes serem testados, fez com que, a partir daí, estivesse em causa quem fez e não o que foi feito. Num próximo teste dever-se-ia ter isto em atenção, criando um código a seguir pelos emboladores de forma a que à vista os ferros fossem iguais e só depois do teste feito e das opiniões dadas se revelasse quem inventou que ferro;
- É importante ouvir a opinião dos cavaleiros, mas também a dos forcados, afinal de contas o que está em causa é a sua segurança;
- Seria interessante promover uma apresentação dos diferentes modelos, em que os seus inventores explicassem o funcionamento do invento em causa e as suas motivações. Interessante seria também reunir numa mesma mesa os inventores, representantes das entidades competentes, cavaleiros e forcados para se discutir o assunto, ouvir todas as partes, as suas opiniões e 'porquês' pois, só ouvindo todas as pessoas que, de forma diferente, lidam com dos ferros, se pode perceber quais as suas reais necessidades e se poderá chegar a um consenso.

O balanço deste teste foi, sem dúvida, positivo! Ficando-se agora a aguardar que seja agendado o próximo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feira de S. Martinho a 3 dias de distância



Venha à Golegã, de 6 a 9 e de 11 a 15, e divirta-se!

Veja o programa da feira no Site da Câmara Municipal da Golegã (clique aqui).

No dia 14 de Novembro pelas 15:30, realizar-se-à uma Corrida de Toiros à Portuguesa! Do cartel fazem parte os cavaleiros Francisco Núncio, Gilberto Filipe, João Paulo, João Soller Garcia, Gonçalo Fernandes e Tiago Lucas. Pegam os Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Aposento de Tomar. Lidar-se-ão toiros da ganadaria espanhola de Garcia Sanchez, ganadaria esta com encaste Santa Coloma. Pegam os Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Aposento de Tomar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teste aos Ferros Compridos de Segurança

Numa altura em que a petição para a introdução dos Ferros Compridos de Segurança (http://www.peticao.com.pt/ferros-de-mola) conta já com mais de 700 signatários vai realizar-se (finalmente) o teste a esta ferragem.

O referido teste, promovido pela ANGF, realizar-se-á no próximo dia 3 de Novembro, às 19h30 na Praça de Toiros de Évora, à porta fechada.

A divulgação nos vários sites de Tauromaquia dá conta de um "teste das novas bandarilhas curtas e compridas de segurança" - desconhece-se a origem das curtas mas certamente não serão as bandarilhas ditas 'à espanhola', pois estas foram inventadas, patenteadas e devidamente testadas em Espanha e têm vindo a ser utilizadas em Portugal sem qualquer imposição, logo, não faria sentido fazer-se um teste agora, por todas as razões e mais algumas.

Os cavaleiros de alternativa que vão testar a ferragem de segurança são António Ribeiro Telles e Joaquim Bastinhas.

É de louvar a iniciativa (prometida, aliás, por José Fernando Pottier no 2º colóquio promovido pelo Clube Taurino de Alcochete, subordinado ao tema 'Forcados', em 20 de Fevereiro de 2009), mas é de lamentar que só seja feita quase 4 anos e dezenas de acidentes depois dos Ferros Compridos de Segurança terem sido trazidos a público. É de lamentar também o referido teste não ser feito no Montijo, praça gerida por João Pedro Bolota, pessoa que tem dado a cara por esta ferragem e que tem sido um dos seus impulsionadores, e onde já esteve agendado um teste que, por imposições várias, não se chegou a realizar.

Não haveriam, na zona do Montijo, cavaleiros de alternativa e toiros de lide?!? Ou porque não os mesmos cavaleiros e os mesmos toiros, mas na praça de quem 'apadrinhou' esta ferragem? Estranho, não?

Até ontem não havia notícia da participação (imperativa) do SNTP e da IGAC no teste às bandarilhas de segurança, porém:

"Através de um comunicado emitido hoje ao final do dia e porque os convites podem não chegar aos destinatários em tempo útil, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses convida todos os seus associados a presenciarem na próxima terça-feira, 3 de Novembro, a partir das 19h30, na Arena D'Évora, o teste às novas bandarilhas compridas e curtas de segurança.
Para tal e por se tratar de um evento à porta fechada, só terão acesso às bancadas da praça de Évora as pessoas devidamente identificadas. Assim, os toureiros interessados deverão solicitar as suas credenciais através do telem. 917 299 803 ou pelo mail geral@angfportugal.org.
Este teste às novas bandarilhas de segurança, como já aqui noticiámos, é uma iniciativa da Associação Nacional de Grupos de Forcados e conta com o apoio do Sindicato dos Toureiros, da Inspecção-Geral das Actividades Culturais e de outras entidades ligadas ao meio tauromáquico, nomeadamente as associações de ganadeiros e de veterinários."
Fonte: http://farpasblogue.blogspot.com/


Uma pequena nota de 'rodapé'...
Há uma grande confusão entre ferros curtos e compridos e entre bandarilhas 'à espanhola' (ferros curtos) e os Ferros Compridos de Segurança. Toda a gente fala mas poucos sabem o que dizem e isto gera confusão e dúvidas desnecessárias... É ainda mais grave quando estas gafes partem de quem não as deveria cometer: os órgãos de comunicação social. Que têm o dever de informar as pessoas, não de as confundir. É imperativo que as pessoas que falam/escrevem acerca deste assunto (e de outros) se informem devidamente antes de o fazer.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um novo desafio!

Proponho, a todos aqueles que têm votado na sondagem ao lado, que comentem este post justificando a sua opção, ou seja, indicando o porquê de serem a favor ou não da aprovação dos Ferros Compridos de Segurança. Porque se votaram certamente tiveram pelo menos uma razão para o fazer, gostava muito de saber qual é e creio que todos os outros participantes também. E, já agora, indiquem se são ou não aficionados porque, incompreensível e aparentemente, muitos anti-tourada têm também votado e, segundo a minha opinião, não o deveriam fazer pois é um assunto sobre o qual só quem gosta da Festa tem o direito de opinar. Mas é apenas a minha humilde opinião e, já que a sondagem não diferencia quem nela participa nem pede explicações, desafio então todos os que votaram a deixar aqui educadamente a sua justificação. Obrigada.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Morreu Jorge Pereira dos Santos

"Jorge de Almada", um dos proprietários da Praça de Toiros "Carlos Relvas" de Setúbal, faleceu na passada sexta-feira em Lisboa, no Instituto de Oncologia, vítima de leucemia.


Os meus sentimentos à família e amigos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Amanhã é no Montijo!

17h30

2ª Grande Corrida Raporal-Stec

Comemoração do 45º Aniversário dos Forcados Amadores do Montijo

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É preciso explicar tudo...

Sendo este um blog de tauromaquia, é óbvio que não faria sentido colocar aqui fotos das tasquinhas e afins... A mim parece-me lógico e a si, não?

Caso não tenha visto, no cartaz da XI Mostra de Gastronomia Ribatejana da Golegã estavam anunciados, entre outros, 'ARTESANATO' e 'LARGADAS DE TOIROS'.

Ora, se eu (autora do blog de que você não gosta) sou da Golegã, sou aficionada e ainda por cima participei na Mostra de Gastronomia, na parte reservada ao Artesanato, estando no stand no meu pai, onde esteve exposta a ARTE de EMBOLAR TOIROS e FAZER BANDARILHAS queria que publicasse fotos de quê? De pratos cheios de comida?

domingo, 20 de setembro de 2009

Perdeu o interesse?

Olhe que bom! Isso quer dizer que vai deixar de visitar o blog, finalmente!

sábado, 19 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vamos aos toiros!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brevemente, algumas fotos da Mostra de Gastronomia

A Mostra de Gastronomia Ribatejana que decorreu nos passados dias 10 a 13 na Golegã foi, à semelhança das edições anteriores, um sucesso! Artesanato, Espectáculos, Largadas de Toiros, Tasquinhas e prova de Vinhos, Azeites e Vinagres são, sem dúvida, uma conjugação muito bem conseguida!

Veja aqui brevemente, algumas fotos do evento.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Não é por amor aos forcados...

...é por admiração, fascínio e respeito.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

XI Mostra de Gastronomia Ribatejana na Golegã


Há semelhança do ano passado, o embolador António Carlos Estorninho terá o seu trabalho em exposição durante os dias da Mostra. Veja de perto os Ferros Compridos de Segurança, entre outros.

Venha jantar com os amigos e divirta-se nas largadas de toiros! E muito mais!

Contamos consigo, a Golegã conta com a sua presença!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Caro Fernando Sousa,

Numa pesquisa rápida sobre CARÁCTER, que pode ser feita em qualquer dicionário, pode encontrar-se:

- Cunho especial que distingue as coisas entre si;
- Modo resoluto, firmeza;
- Conjunto de sentimentos e de modos de proceder; feitio.

Quanto aos pontos acima...
Não me parece que tenha propriamente problemas com a minha identidade. Se tivesse não me identificava, não afincava a minha individualidade enquanto Mulher; no geral, enquanto Pessoa e, em particular, enquanto Aficionada. Deixava a minha existência passar despercebida, ou escondida atrás da de outrem, para que se confundisse com ela. O tal cunho especial que distingue as coisas faz com que, neste caso, esteja à vista de todos que sendo eu filha do meu pai (com muito ORGULHO!), a minha existência, as minhas acções e a minha maneira de ser, não se confundem com as dele (apenas na qualidade, deixe que lhe diga).
Sou e sempre serei firme nas minhas convicções, não mudo de opinião só porque sim, ou pior, só porque alguém com nome e poder tem uma opinião diferente da minha. Não preciso que me mandem fazer nada, eu própria tenho iniciativa, olhos na cara e consciência. E quando erro, assumo. Porque não é só ser (ou armar-se em) valente e pegar o toiro pelos cornos como se não houvesse amanhã; muitas vezes num acto de loucura para tentar ser o que não se é (!?), falar do que não se sabe, e pior, do que não lhe diz respeito. Às vezes as coisas correm mal e nessas alturas é que se vê daquilo que somos feitos. Assumindo as acções e as suas possíveis consequências se vê se somos, ou não, Homens!
O nosso modo de proceder, o nosso feitio, é composto por características inatas, que muitas vezes provêm dos progenitores, por isso se diz, por exemplo 'Sai mesmo ao pai!' e de muitas outras coisas que resultam das vivências de cada um enquanto individualidade, e do contacto com os outros; dos erros, quedas e vitórias! O feitio é marcado pela educação, mais uma vez da que nos deram, mas que nós temos capacidade de gerir da melhor forma. Há pessoas mal educadas que são assim graças às amarguras da vida e outras que o são por natureza e não têm capacidade de agir de outra forma. Já fui, aqui, mal educada! Insolente, até! Mas viu o porquê? Enfim...

Há dias atrás coloquei aqui um post acerca do assunto o-gajo-que-inventou-os-ferros-é-o-teu-pai-tu-andas-a-publicitá-los-a-defendê-los-e-não-tens-vergonha. Caso ainda não tenha lido, vá ao link abaixo...

http://aportadoscurros.blogspot.com/2009/09/sera-inveja-invente-voce-qualquer-coisa.html

e, já agora,

diga-me uma vez, uma só vez, em que eu não tenha tido carácter!



Insolente?

...talvez.

Há verdades que precisam ser ditas. Muitos sabem-as, desses, alguns compreendem-as mas poucos as dizem...
"A inteligência é a insolência educada."
Aristóteles

domingo, 6 de setembro de 2009

Má educação, falta de civismo, de carácter... (e de outras coisas)

Não sei se já repararam, mas até na petição os anti meteram o bedelho! Num assunto que não lhes diz respeito, nem pouco mais ou menos, já que não gostam da Festa...

O mesmo acontece na sondagem abaixo.

Caríssimos, uma pessoa com consciência e carácter não se mete nas coisas que não lhe dizem respeito, por isso, se não se importam... Obrigada.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Onde é que já vão os 500...!



Pela União, Pela Festa, Pelos Toiros

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Muito perto dos 500 signatários!

Todos temos opinião! Faça valer a sua! Se se preocupa com a segurança dos forcados assine a petição para a introdução dos Ferros Compridos de Segurança,




Pela União, Pela Festa, Pelos Toiros

Será inveja?? Invente você qualquer coisa! Olhe! Um nome, por exemplo!

Um simpático Anónimo Qualquer (tinha que ser) escreveu o seguinte num comentário:

"A autora deste blog defende interesseiramente,
a patente do seu progenitor."

O blog é sobre Tauromaquia, no geral, embora fale muito dos Ferros Compridos de Segurança e restante ferragem, como é lógico. Conhecendo de perto é fácil falar dos assuntos. E para não cair no ridículo, ao contrário de muitos, não falo do que não sei.

Voltando ao comentário...

Defendo sim, algum problema com isso?
Sendo uma invenção com qualidade, útil e mais do que necessária; estando eu tão perto dela, tendo acompanhado a evolução dos acontecimentos - do projecto à concepção; tendo provas mais do que suficientes de que é um sistema funcional; e mais, sabendo que evita acidentes, uns de menos gravidade, mas por vezes, a cegueira e até a morte,

Parva era se não o fizesse.

Interesseiramente? Refere-se a quê? A protagonismo? Dinheiro? Ao contrário de muito 'boa' gente não tenciono viver às custas dos meus pais para o resto da vida. Tenho muito orgulho no meu pai, ninguém duvide disso. E melhor que qualquer compensação financeira é ver o trabalho dele reconhecido e ver que lhe é dado o devido valor. O dinheiro? Graças a Deus tenho braços para trabalhar e muito orgulho e ser quem sou, como sou e em fazer o que faço! E se pensa que a invenção dá dinheiro... Tem dado muito a ganhar, aos outros.

Caro Sr. Anónimo (seja você quem for, ou vocês):
Se lhe faz tanta confusão tudo isto, se não gosta de mim, se não gosta do blog, se não gosta de toiros, se não gosta dos Ferros Compridos de Segurança (é que pelo comentário tanto pode ser um dos anti que vota 'Não' na sondagem abaixo só porque é contra as touradas, como um dos prós a quem não interessa esta inovação... Também os há), tem bom remédio:

não visite o blog e se por algum acaso infeliz vier aqui parar e não conseguir sair da página, feche os olhos e não leia.

Morreu D. José João Zoio


O cavaleiro D. José João Zoio foi encontrado morto em sua casa, ontem.
(http://farpasblogue.blogspot.com/2009/08/morreu-o-cavaleiro-d-jose-joao-zoio.html)

Neste momento de tristeza, os meus sentimentos à família e amigos.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Olá Anónimo!

Se é Homem identifique-se!

Ou tem medo??

Parece-me que você não é anti-tourada, é anti-pró-tourada! Ou será anti-Estorninho? Tenha dó!

Isso será um problema de identidade?...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FERROS COMPRIDOS DE SEGURANÇA

Início da Cravagem do Ferro

Ferro Cravado, separação das partes

Diferença entre os ferros compridos convencionais (vermelho) e os de segurança (azul), que têm a vantagem de se amachucar com qualquer impacto

Palavras para quê?
Se se preocupa com a segurança dos forcados assine a petição para a introdução dos Ferros Compridos de Segurança,



Pela União, Pela Festa, Pelos Toiros

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Alerta:

Já que querem comentar façam-o como Homens! Não sejam cobardes, identifiquem-se e, por favor, façam comentários racionais, contextualizados e educados. Se assim for, são todos bem vindos!

Se as faltas de respeito e educação e a descontextualização se mantiverem, os comentários vão passar a requerer aprovação mas, como disse há uns tempos atrás, não queria chegar a esse ponto...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vamos aos toiros!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

É assim que pretendem dignificar a Tauromaquia??

Lembrei-me de ver em que pé estava o Movimento Pró Tourada tido como o oficial, que surgiu no seguimento do Movimento Pró-Tourada que criei (curioso).
Fui ao site http://movimentoprotourada.jimdo.com onde constatei que foi 'muita parra e pouca uva'... Mas não vou julgar porque, em primeiro lugar, desconheço as razões e em segundo, o meu movimento também não teve qualquer actividade...
Em seguida fui ao Hi5 do mesmo movimento (movimentoprotourada.hi5.com) e reparei que tinham sido introduzidas novas fotos...

É assim que pretendem dignificar a Tauromaquia??

Para já, o movimento é português e as fotos espanholas... Já parecemos os anti-tourada que protestam contra as corridas em Portugal com imagens de Espanha.
Sendo as fotos tiradas em Espanha, onde há toiros de morte, não são de todo adequadas a um movimento que é, segundo o mesmo, 'em prol e defesa da Tauromaquia Portuguesa'. São fotos que não dignificam em nada a nossa Festa, na minha opinião, claro. Mas sugiro que vão dar uma espreitadela e depois me digam se concordam comigo ou não.


Pela União, Pela Festa, Pelos Toiros!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

E o pior confirmou-se...

Revoltada e indignada.

Foi assim que fiquei quando li o comentário do Ricardo, que informava que o pior se tinha confirmado.

João Salvação cegou do olho esquerdo na sequência do acidente de que foi vítima.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Correcção

Ao contrário do que disse no post anterior,
o acidente de João Salvação deveu-se à quebra de um ferro comprido
.

Bandarilha lesa gravemente João Salvação, cabo do Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde


"Foi em Alcochete na última corrida da feira no passado dia 13 de Agosto. Decidiu abrir praça como é seu apanágio e pegar o toiro de Rio Frio que saiu em sorte, na reunião um ferro curto embateu com violência na face provocando uma lesão de muita gravidade no olho. Transferido para o Hospital de São José esteve a ser operado durante mais de 7 horas, sendo o diagnóstico de recuperar a vista muito reservado."


(excerto de http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=breves&aID=3789)

Há coisas que não se podem prever, como os acidentes. Mas que se podem prevenir.
Quantos mais acidentes serão precisos para que, de uma vez por todas, se faça algo em prol da segurança dos forcados??

Num colóquio em Alcochete há uns meses atrás
o João foi uma das pessoas que elogiou os Ferros Compridos de Segurança e que realçou a necessidade de se apostar na segurança dos forcados. É certo que se tratou de um ferro curto e não de um comprido, mas não podendo prever os acidentes há que preveni-los. Os Ferros Compridos de Segurança resolvem o problema das quebras e as bandarilhas à espanhola evitam este tipo de acidentes...

Ficamos à espera que, de uma vez por todas, se reveja e actualize o Regulamento Taurino e que Pottier, presidente da A.N.G.F., cumpra o prometido (já que os demais não o fizeram...) e trate do teste aos Ferros Compridos de Segurança.

Rápidas melhoras João!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Eles falam falam e não dizem nada...

É curioso...
Numa altura em que se fala tanto de toiros e tauromaquia, em 'vamos preservar as nossas tradições' e por aí fora, só se faz mesmo isso: falar. Falar muito, é certo. Muita garganta, pouca força de braços (não que seja propriamente necessária...).
Está mais do que na altura de se tomar definitivamente uma atitude. Não bastam palavras, são necessárias acções.
Não falo de encontros, que não são mais do que manifestações contra quem se manifesta contra nós (?!?), falo sim de coisas básicas. Como queremos mostrar união se nem em acções simbólicas participamos? Está um inquérito na SIC Online, por exemplo; quantos aficionados marcaram a sua posição? Quantos defenderam aquilo de dizem gostar tanto? Somos meia-dúzia comparados com os anti... E assim, garanto, é difícil. É certo de que não passa de um debate de ideias (por vezes...) e que dali não sairá nada... Mas somos literalmente esmagados, por muito bom poder de argumentação que tenhamos...
Não vale a pena pensar em grandes acções quando ainda não se dominaram as pequenas...
Porque é que eu não faço nada? (eu sei que é isso que está a pensar)
Eu tenho feito tudo quanto posso, infelizmente não tenho tempo para mais. Nem dinheiro. Quem segue este blog sabe que bem tento mexer-me, mas até nos toiros há interesses e elites. E eu, ao criar um movimento pró-tourada (Julho/08) fui literalmente espezinhada pela tal elite, que possivelmente se sentiu incomodada com a iniciativa... Apareceu logo um movimento com o mesmo nome e com um 'cabeça de lista' com muito mais nome, tempo e dinheiro que eu. E o meu movimento foi declarado 'não oficial'... Quem oficializa estas coisas? Será a elite dona e senhora da tauromaquia?? Dos aficionados?? Não creio. Enfim...
Peço desculpa pelo desabafo, mas este é apenas um exemplo das atitudes que tenho tomado em prol dos toiros e que infelizmente nunca dão em nada...
Espero que num futuro próximo as coisas mudem (para melhor); isto não vai lá com elitismos, vai lá com os aficionados unidos, como um todo. Como deveríamos ser. Mas como, infelizmente, não somos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

sábado, 25 de julho de 2009

Vamos aos toiros!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cobardia é favor!...

Em resposta ao Sr. Anónimo, que nem tomates teve para se identificar, a minha vontade era dizer-lhe que 'puta é a avozinha' (peço desculpa pela momentânea falta de educação).
Dado que não sou mal educada como esse Sr., digo apenas que quem se esconde no anonimato e defende os seus ideais ofendendo quem deles não partilha é um cobarde. (para, obviamente, não dizer pior).
Pelos vistos (eu, mulher) tenho mais tomates que o Sr. Anónimo (que suponho ser um homem com 'h' muito, mas mesmo muito minúsculo...) pois dou aqui a cara sem ter medo de pessoas como o Sr., que ladram muito, mas não mordem.
Se estiver enganada e afinal o Sr. for uma Srª, deixe-me que lhe diga então que 'puta não é a avozinha, é mesmo você'.

Não tenho por hábito ceder a provocações, muito menos às de tão baixo nível; nem a dar importância a quem dela não merece (de todo!), mas há dias e dias, e olhe... Teve azar!

Defendo os meus ideais com alma, verdade e convicção e não com meia dúzia de 'ão-ão' de longa distância...

O objectivo desde blog não é entrar em conflito com ninguém, pelo que espero tenha sido um caso pontual. Caso se repita este triste episódio, posteriormente os comentários só serão divulgados depois da minha aprovação, mas não gostaria de ter que chegar a esse ponto. Ou melhor, talvez passarei também a frequentar os blogs de quem não gosta do mesmo que eu e a ofender os seus colaboradores com palavrões completamente inverosímeis, desnecessários e descontextualizados. E aí entramos numa espécie de guerra civil, bonito não?


As minhas sinceras desculpas a quem não tem nada a ver com isto...

domingo, 5 de julho de 2009

Vamos aos toiros!

domingo, 21 de junho de 2009

E você, de quanto tempo mais é que precisa?

Lembram-se do Gervásio? O célebre primata que aprendeu a reciclar (muito) mais depressa que muitos de nós?
O Gervásio teve (ou tem) aquilo que muitos humanos não têm, inteligência e empenho! Ao se deparar com a tarefa de separar umas quantas embalagens, papel e vidro, colocando-as no ecoponto da cor correspondente, demorou apenas algum tempo até coordenar os movimentos e realizar a separação sem falhas; o papel e cartão vão para o azul, o plástico e as embalagens para o amarelo e o vidro para o verde (eu sei, já toda a gente sabe...). Já nós, seres humanos, supostamente dotados de consciência, raciocínio abstracto e com o desejo de entender e influenciar o ambiente à nossa volta, procurando explicar e manipular os fenómenos naturais (e que até sabemos para que ecoponto vai o quê), raramente reciclamos. Porque 'dá muito trabalho' e outras descupas parecidas... Mas o Gervásio não pareceu ter tido assim tanto trabalho...

Se o Homem descende do primata, como é possível que este nos ultrapasse? Isto deve querer dizer algo...

Se o Gervásio conseguisse entender a diferença (e aposto que consegue!) entre os ferros compridos convencionais e os de segurança, sem dúvida que escolheria os segundos... (assim tivesse oportunidade para tal...) E não é difícil perceber o porquê... Pelo menos não devia ser, já que somos seres dotados de consciência e raciocínio... (Inteligência!)

Então...

...quanto tempo mais será preciso?

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Vamos aos toiros!


domingo, 7 de junho de 2009

Tarde agradável no Montijo

Apesar do Sol se ter escondido cedo demais foi agradável o espectáculo de Recortadores, 'Arte sem Capote', que decorreu esta tarde na Amadeu Augusto dos Santos.
Um lado diferente da Festa demonstrado pela arte e perícia de 5 recortadores oriundos de Portugal, Espanha e França. A tarde terminou com a sempre divertida e caricata actuação dos Tro-Lo-Ros, um divertido grupo de palhaços recortadores da Moita.

sábado, 6 de junho de 2009

Poderá haver esperança?

Eu, a escassos metros da invenção que, sem qualquer dúvida, beneficiará a Festa sinto-me a anos luz da sua real concretização.
E pergunto: poderá haver esperança?
Muitas promessas que, num ápice, se desvanecem tão rapidamente quanto foram feitas...
Muitos problemas, impedimentos, obstáculos... Pedras no caminho! Que vem sendo ultrapassadas, mas às quais se seguem outras tantas vindas do nada e sem qualquer fundamento...
Para quê? Será preciso ocorrerem mais acidentes?
Haverá razão para temer a aprovação dos Ferros Compridos de Segurança?
Se o problema é achar que não são funcionais, ao ser realizado o teste se verá se são ou não. Ponho as minhas mãos no fogo em como o são! Sei que o teste não teria como falhar.
É esse o problema? Ser realmente uma invenção funcional e bastante útil? Desde quando é que as coisas boas são problema? Só se alguém não estiver interessado em evoluir! Porquê?
Porque não foram capazes de ter iniciativa? E então? Há muito por descobrir e inventar, mãos à obra!
Mas não criem mais barreiras àquilo que todos sabemos ser realmente bom e útil, principalmente por evitar os acidentes ocorridos com os forcados! Que por vezes não são tão graves quanto se julgou, mas que por muitas outras levam à cegueira e até à morte.

terça-feira, 2 de junho de 2009

sábado, 9 de maio de 2009

Vamos aos Toiros!


sábado, 25 de abril de 2009

Balanço do Debate da SIC

Na minha opinião o debate deixou um pouco a desejar no que diz respeito à parte reservada à Tauromaquia...
O jornalista não foi totalmente imparcial; os aficionados não estiveram bem representados, não pela pessoa em si, mas pelos argumentos utilizados; era importante a opinião de um veterinário pró-tourada e também de 2 anónimos (dos dois lados); enfim...
Quem teve pulso para a discussão foi sem dúvida Victor Hugo Cardinali, ele que teve argumentos que chegaram (e sobraram!) para enconstar a um canto Miguel Moutinho, que chegou a ficar sem resposta.


Penso que o debate pecou pelos curtíssimos 45 minutos... Dever-se-ia fazer um debate inteiramente sobre touradas, tema que é mais do que badalado, deu 'pano para mangas' e não se esgotou (de todo!).

Resta-me dizer que a famigerada sondagem online, como havia 'previsto', não foi sequer levada em conta...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Inquérito na SIC online

Em
está um inquérito sobre a proibição de touradas, decretada pela Câmara de Viana do Castelo.
Nas últimas horas o número de votos no 'Sim' aumetou exponencialmente...
Não sei se devemos jogar sujo... Se os anti o fazem é pura cobardia, têm medo do real resultado que a votação teria... Mas a figura fica com quem a faz. Eu votei uma vez e não vou voltar a fazê-lo. Sabemos que se podem viciar os resultados, mas conto com o bom senso de quem de pôs o inquérito online, que também o sabe, para não dar demasiada importância ao resultado. Uma vez que não é novidade para ninguém que a maioria dos portugueses são aficionados e, por isso mesmo, não concordam com a proibição de touradas decretada pela Câmara de Viana do Castelo que, infelizmente, não depende do número de votos no 'Não'...

sábado, 11 de abril de 2009

Afinal...

...já não vamos aos toiros.

Nem comento.

terça-feira, 31 de março de 2009

Vamos aos Toiros!


Domingo de Páscoa (12 de Abril)

Praça de Toiros da Chamusca (16h)


Cavaleiros

Francisco Cortes

Filipe Gonçalves

Manuel Telles Bastos

Marcos Tenório

Duarte Pinto

Tiago Lucas


Forcados

Amadores da Chamusca

Aposento da Chamusca

Académicos de Elvas


Toiros

Herdeiros de Cunhal Patrício

domingo, 22 de março de 2009

Até Sempre Francisco Matias...

A morte trágica e inesperada de Francisco Matias leva-nos a crer que o traço da linha da vida é realmente muito ténue... E que a vida não é justa. O Francisco era novo demais para morrer...
Os meus sentimentos à família e amigos do Francisco e à forcadagem em geral, especialmente ao GFA de Portalegre que mais uma vez vê um dos seus partir...


Estejas onde estiveres, descansa em paz Francisco.

Cristina Estorninho

quarta-feira, 4 de março de 2009

Viana do Castelo Anti-Touradas



Palavras para quê?!?
E isto é só o princípio...
Se não tomarmos uma atitude urgentemente, a moda pega.

domingo, 1 de março de 2009

3º Colóquio do Clube Taurino de Alcochete

Realizou-se na passada sexta-feira o 3º e último colóquio promovido pelo Clube Taurino de Alcochete, inserido nas comemorações do seu 11º aniversário.
Teve como tema 'Cavaleiros' e à semelhança do anterior revelou-se bastante interessante. Discutiram-se cavalos (raças e cruzamentos), toiros (selecção, o apurar de uma característica), movimentos entre tábuas, alternativas, o número crescente de cavaleiros tauromáquicos, o facilitismo ou não de quem vem de uma família já ligada aos toiros, entre outros. E terminou mais uma vez com a apresentação dos Ferros Compridos de Segurança, que surpreenderam quem não os conhecia.
Tenho apenas uma falha a apontar. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento exponencial do aparecimento de cavaleiras: poucas com alternativa, algumas praticantes, muitas amadoras... E lamento que não estivesse nenhuma na mesa deste colóquio pois, na minha opinião, seria muito bom ouvir alguém que infelizmente ainda pertence a uma minoria e como tal certamente terá opiniões um pouco diferentes das que ouvi e qui ça experiências para partilhar... No entanto, os meus sinceros parabéns à organização, fazem falta mais iniciativas como esta.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Colóquios do Clube Taurino de Alcochete

Não tive oprotunidade de assistir ao primeiro, mas assisti ontém ao segundo colóquio promovido pelo Clube Taurino de Alcochete. Neste colóquio, subordinado ao tema 'Forcados', discutiu-se (no bom sentido da palavra) a situação actual destes nobres bravos, os últimos românticos da Festa.

O Toiro já não é o que era, dando um triunfo fácil ao Cavaleiro e dificultando a vida ao Forcado; os cavaleiros em si tendem a fazer sombra a este último e, diga-se de passagem, aos restantes intervenientes da Festa, tapando o sol com a peneira da ignorância que paira nas bancadas de hoje em dia.

Surgem novos grupos a cada dia que passa, mas nem sempre com o saber desejado. Ser Forcado não é ir para a paródia beber vinho e engatar miúdas porque se é valente. Ser Forcado (embora eu não o seja) é saber honrar a jaqueta, pisar a arena e enfrentar o Toiro com o respeito que lhe é devido, é ter um espírito de grupo e entreajuda inigualável, enfim...

É imperativo melhorar as condições das enfermarias das praças pois, com disse Vasco Pinto (Cabo actual dos Amadores de Alcochete), "Não basta algodão e tintura de iodo".

As famigeradas bandarilhas voltaram a dar que falar e seguiram-se os ferros compridos, ficando a promessa de José Fernando Pottier (Presidente da ANGF) em 'tratar do assunto' do teste ao Mecanismo de Segurança com Quebra Automática para Ferros Compridos, modelo inventado e patenteado pelo Embolador António Carlos Estorninho.


O terceiro colóquio é dia 27 de Fevereiro, subordinado ao tema 'Cavaleiros'. Contará com a presença de Luís Rouxinol, Manuel Lupi, Carlos Alves e Gilberto Filipe; a moderar a conversa estará Luís Miguel Pombeiro.


Até sexta!